30 janeiro 2013

Aspomires faz aniversário de fundação

 

A Aspomires completa nesta quarta-feira (30/01) mais um ano de vida. A associação foi fundada no dia 30 de janeiro de 1965 após um grupo de oficiais e praças da reserva remunerada e reformados da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar assumir o compromisso de buscar benefícios para quem chegava à inatividade.

Anos mais tarde, a entidade ampliou e democratizou o acesso à instituição ao admitir o ingresso de policiais e bombeiros da ativa. Hoje, com 48 anos de atividades, a associação guarda uma história de luta e se aproxima do cinquentenário repleta de conquistas.

Na última década, a Aspomires acumulou vitórias como o crescimento do número de associados; o aperfeiçoamento dos serviços; a aquisição do terreno de Bento Ferreira para instalação da sede; a criação da Diretoria de Assuntos Jurídicos; a formação de uma rede de advogados contratados para atuação na capital e de uma rede de credenciados para atendimento no interior; a instalação de representações em diferentes regiões do estado; a reforma e ampliação da sede; a construção do Cerimonial como nova fonte de recursos para custear a ampliação de serviços aos associados; e a elaboração de uma arquitetura organizacional mais moderna e eficiente a partir do Planejamento Estratégico.

Em seu 48º aniversário, a associação parabeniza os associados, renova os laços de confiança e resgata alguns dos principais fatos desta história:

 

1965 – Um grupo de oficiais e praças da reserva remunerada e reformados da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, diante da missão de atender aos anseios e necessidades da classe, funda a Aspomires, no dia 30 de janeiro de 1965. A associação funcionava no Edifício Navemar, no Centro de Vitória, e oferecia assistência financeira e diferentes auxílios.

 

1998 – A instituição estendeu o atendimento para os militares da ativa. Neste ano, foi criado ainda o serviço jurídico gratuito, contando, inicialmente, com a assistência de um advogado.

 

2002 – As poucas condições de trabalho e de atendimento da antiga sede limitavam o desenvolvimento da instituição. Para resolver o problema, a associação comprou um terreno (composto por cinco lotes e uma casa), no bairro Bento Ferreira, em Vitória, próximo ao Hospital da Polícia Militar (HPM), para a construção da nova sede.

 

2003 – A nova sede foi inaugurada em 2003. Com a reforma, a residência foi totalmente reformulada para abrigar salas administrativas, o que possibilitou a ampliação do quadro de funcionários e de advogados.

 

2004 – É criada a Diretoria de Assuntos Jurídicos. O investimento na assistência jurídica evoluiu para a formação na sede de uma rede de advogados distribuídos em cinco especialidades (Cível, Família, Administrativa, Processos Administrativos Disciplinares e Criminal). A entidade passou a oferecer também uma rede gratuita de advogados credenciados no interior.

 

2007 – A associação deu início à instalação da estrutura básica de atendimento em municípios do interior, formando as representações. No decorrer dos anos foram montadas representações em Alegre, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Marataízes, Nova Venécia, e São Mateus, cuja assistência se estende às cidades do entorno.

 

2008 – Começou a ser formatado o projeto de expansão física da sede da associação.

 

2010 – A Aspomires iniciou as obras de reforma e ampliação da sede com objetivo de aumentar a área construída de 300 para 1.200 metros quadrados, oferecendo espaços mais modernos, humanizados e confortáveis para os associados e funcionários. O projeto incluía a construção de um Cerimonial de arquitetura arrojada, ao lado do prédio administrativo, para atender aos eventos sociais da Região Metropolitana. O centro de eventos formaria uma nova fonte de recursos financeiros para o investimento na melhoria dos serviços prestados aos associados nas áreas social, jurídica e financeira.

 

2011 – A instituição iniciou a elaboração do primeiro Plano Estratégico da Aspomires. A intenção era elaborar uma proposta de gestão e uma nova arquitetura organizacional para dar mais agilidade, eficiência e qualidade ao atendimento.

 

2012 – Depois de ouvir associados, funcionários, diretores e conselheiros, a instituição montou um plano de objetivos, iniciativas e ações cuja execução começou em 2012 e prosseguirá até 2016. A associação disponibilizou uma cartilha com todas as informações sobre o Planejamento Estratégico. Em dezembro de 2012, a entidade entregou ainda aos associados a nova sede e o Cerimonial em festa de confraternização.