29 janeiro 2015

Aspomires completa 50 anos nesta sexta (30/01)

 

Sexta-feira, 30 de janeiro de 2015, marca uma nova vitória para a Aspomires. Nesta data, a associação completa 50 anos de história. A solenidade de abertura das comemorações do cinquentenário acontecerá às 9 horas, no Cerimonial Aspomires. A cerimônia foi preparada para homenagear os associados e contará também com a presença de autoridades militares e civis do estado e representantes de associações militares de outras partes do país. Durante o evento, a entidade irá apresentar as principais conquistas, em especial, os benefícios do novo Sistema de Gestão Integrada.

Durante cinco décadas, a entidade, que surgiu para atender a oficiais e praças da reserva remunerada e seus dependentes, ampliou o atendimento para os policiais e bombeiros da ativa. Nos últimos anos, a associação avançou com dinamismo, responsabilidade e compromisso com o aperfeiçoamento das assistências social, jurídica e financeira. Ao combinar tradição e inovação, a entidade demonstra ter um longo caminho de vitórias pela frente. Confira os principais momentos desta trajetória:

 

1965 – Um grupo de oficiais e praças da reserva remunerada e reformados da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, diante da missão de atender aos anseios e necessidades da classe, fundou a Aspomires, no dia 30 de janeiro de 1965. Com o compromisso de ajudar o associado a superar dificuldades e a fazer investimentos, a entidade criou um serviço de assistência financeira a partir da oferta de uma carta de crédito de empréstimos a juros competitivos e sem burocracia.

O associado ganhou ainda acesso a diferentes benefícios como auxílio-maternidade, auxílio-natalidade, auxílio-funeral e, mais tarde, o auxílio pós-morte. No decorrer dos anos, a entidade encarou muitos obstáculos e desafios para desenvolver as atividades. Nas primeiras décadas de atuação, ainda não atendia aos militares da ativa, além disso, a sede funcionava com reduzido quadro de funcionários em uma única sala com poucas condições de trabalho e atendimento, no Edifício Navemar, no Centro de Vitória, numa área urbana marcada por dificuldades de estacionamento.

 

1998 – No ano de 1998, a instituição adotou uma postura ousada e estratégica ao deci­dir compartilhar o atendimento com os policiais e bombeiros da ativa, democratizan­do o acesso do conjunto dos militares aos benefícios. Foi neste ano que a instituição também criou o serviço jurídico gratuito. O atendimento contava, inicialmente, com o serviço de um advogado, não tinha a dimensão e a estrutura de uma diretoria jurídica, mas já representava uma sintonia com as necessidades dos associados.

 

2000 – Em decorrência do aumento da demanda, a associação contratou mais um advogado para a assessoria jurídica em 2000.

 

2002 – Inspirada por uma visão de futuro, a entidade percebeu que era necessário ampliar a sede para oferecer condições de aperfeiçoamento das ações. Foi assim que, no ano de 2002, a associação comprou um imóvel no bairro Bento Ferreira, próximo a uma das instituições de maior referência da categoria, o Hospital da Polícia Militar (HPM), e em uma região de grande valorização imobiliária e potencial de crescimento.

O terreno dispunha de uma área total de 2.917 metros quadrados e era composto por cinco lotes e uma casa. A residência foi totalmente reformulada para abrigar as salas administrativas. O novo espaço possibilitou a ampliação do número de funcionários e, com isso, a criação de uma estrutura melhor de trabalho e de atendimento ao associado.

 

2003 – A nova sede foi inaugurada em 2003. A mudança exigiu uma nova ampliação do quadro de advogados distribuídos nas seguintes áreas do Direito: Família, Criminal, Processo Administrativo e Disciplinar.

 

2004 – A Diretoria de Assuntos Jurídicos foi criada em 2004. No ano seguinte, em 2005, a entidade contratou um escritório na área Cível, em atendimento às solicitações dos associados. Em 2007, o Processo Administrativo e Disciplinar (PAD) foi separado da área de Direito Administrativo que ganhou um escritório específico para atender ao aumento de serviços nesta especialidade.

A associação investiu no atendimento jurídico gratuito, qualificado, personalizado e resolutivo a partir da atuação de uma rede de advogados distribuídos em cinco especialidades (Cível, Família, Administrativa, Processos Administrativos Disciplinares e Criminal). Além dos escritórios contratados, a associação oferece ao associado do interior uma rede de credenciados para atendimento. Anos mais tarde, passou a contar com 38 advogados para assistência nos municípios do interior.

 

2007 – De modo a descentralizar o atendimento, aproximando-se dos associados nos lugares mais distantes, a instituição levou, em 2007, a estrutura básica de atendimento para o interior do Espírito Santo. Nos cinco anos seguintes foram instaladas representações em Alegre, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Marataízes, Nova Venécia e São Mateus. Cada uma atende a um grupo de municípios do entorno, estendendo a rede de serviços dentro de um sistema integrado de gestão.

 

2008 – No ano de 2008, o crescimento e o aperfeiçoamento dos serviços estimularam a administração a buscar uma nova conquista: criar um projeto de expansão física da entidade. Em 2009, a associação se empenhou para aprovar a construção junto aos órgãos municipais. Após o processo de licitação para a contratação da empresa responsável por executar a obra, a entidade iniciou, em abril de 2010, a reforma e ampliação da sede, aumentando a área construída de 300 para 1.200 metros quadrados.

O prédio antigo foi reformado e remodelado para oferecer ambientes mais modernos, humanizados e confortáveis. De olho no futuro, a associação decidiu criar ao lado do prédio administrativo um cerimonial de arquitetura arrojada e funcional para atender aos eventos sociais da região metropolitana. Composto por um salão de 400 metros quadrados, o espaço tem capacidade máxima para 400 pessoas sentadas. A área é equipada por portas flexíveis que dão acesso ao jardim de inverno. A função do cerimonial é apoiar o incremento de recursos financeiros utilizados pela entidade para a melhoria das assistências social e jurídica.

 

2011 – A nova estrutura física motivou a administração a buscar medidas de modernização da gestão. Em 2011, a instituição começou a delinear o seu primeiro Plano Estratégico. O planejamento incluiu a análise dos processos internos. O diagnóstico mostrou o caminho para a construção de uma nova proposta de gestão e uma nova arquitetura organizacional para dar mais agilidade, eficiência e qualidade ao atendimento.

 

2012 – Após ouvir as aspirações e sugestões de associados, funcionários, diretores e conselheiros, a associação montou um plano de objetivos, iniciativas e ações cuja execução se dará no período de 2012 a 2016.

 

2013 – Um dos projetos em execução iniciados pela entidade neste ano foi o estudo e implantação de um Sistema de Gestão Integrada capaz de atender a meta de investimento em Tecnologia da Informação, indicada pelo Planejamento Estratégico. Este sistema permite organizar, controlar e analisar informações geradas no dia-a-dia do trabalho e sincronizar de forma mais eficiente todos os processos da entidade. Neste ano, a associação também firmou contrato com o Grupo Le Buffet – empresa reconhecida no estado pela excelência na realização de festas e eventos – para operação dos serviços de buffet do Cerimonial Aspomires.

 

2014 – No decorrer de 2014, além da implantação de várias etapas do Sistema de Gestão Integrada, a Aspomires ampliou sua aproximação com o associado que mora e trabalha no interior do Espírito Santo. A entidade criou representações em Venda Nova do Imigrante e Linhares e renovou as instalações de escritórios em Cachoeiro de Itapemirim e Colatina, seguindo um modelo administrativo mais moderno e organizado.

 

2015 – A Aspomires completa 50 anos. Tradição e Inovação marcam esta trajetória e apontam para o futuro. Para comemorar, a entidade organizou uma programação de atividades que incluem a cerimônia de abertura,  confraternizações na sede e nas representações, entrega de medalhas, o Encontro Nacional de Entidades de Oficiais Militares Estaduais (Eneme) e uma campanha institucional para divulgar as atividades e fortalecer o compromisso da entidade com os associados e a sociedade. No lançamento das atividades, a associação irá apresentar os benefícios do novo Sistema de Gestão Integrada, já em operação, que traz como avanço a criação de uma Central de Relacionamento com o Associado.