9 novembro 2012

Aspomires cria nova estrutura de gestão administrativa

 

A velocidade acelerada da informação, a competição globalizada e o avanço permanente das novas tecnologias de comunicação estimulam a formação da uma sociedade participativa, consciente e conectada em rede. Tal cenário tem incentivado as organizações a uma ruptura com o passado.

Com 47 anos de vida, a Aspomires começou uma longa caminhada de renovação dos padrões, normas, princípios e conhecimentos organizacionais para oferecer aos associados uma entidade mais moderna e mais eficiente.

Diante disto, a associação apresentou na quarta-feira (07/11) para diretores e conselheiros do Conselho Diretor (CD) e do Conselho Deliberativo e Fiscal (CDF) a nova estrutura de gestão administrativa da entidade. A nova gestão integra o Planejamento Estratégico coordenado pelo Cel PM RR Adilson Silva Tolentino para execução no período de 2012 a 2016.

Mapeamento dos setores – Inicialmente, o planejamento mapeou todos os processos executados por cada funcionário e identificou as principais dificuldades e demandas dos setores. Em seguida, o desafio consistiu em construir uma estrutura de gestão mais organizada e mais dinâmica em que todos pudessem desenvolver suas funções de modo alinhado e colaborativo, estimulando a troca de ideias e experiências para a melhoria dos serviços prestados aos associados.

De acordo com o coronel Adilson, nos últimos anos, a Aspomires cresceu com a ampliação dos serviços, do número de associados e com o aumento da estrutura física, que chegou a lugares mais distantes a partir das representações do interior.  Estas transformações exigiram uma melhor organização das funções e responsabilidades para atendimento dos desafios em permanente transformação. Na avaliação do coordenador, a nova estrutura facilitará ainda o monitoramento das ações e resultados.

Vestir a camisa – Os conselheiros elogiaram a coordenação do plano pelo empenho e responsabilidade na condução do trabalho de planejamento. Na opinião do presidente da Aspomires, Cap PM Ref Nailson Pedro Tolentino, não se pode organizar uma empresa sem planejamento estratégico. E lançou um desafio: “Agora todos precisam se empenhar e vestir a camisa da Aspomires para colocar as definições em prática. O plano somente terá eficácia se todos fizerem a sua parte”, orientou o capitão Nailson.

No próximo dia 21 de novembro, a nova estrutura será apresentada aos funcionários. A previsão é começar a implementação desta nova gestão administrativa e de processos em janeiro de 2013. A meta, conforme o plano, é monitorar e avaliar as mudanças administrativas no decorrer do próximo ano com vistas a promover melhorias no estatuto.