2 novembro 2012

Aspomires homenageia associados falecidos

 

O Dia de Finados, celebrado no dia 02 de novembro, não é um dia triste, como muitos consideram, mas uma data dedicada à lembrança das pessoas queridas que já faleceram. Uma das mais antigas celebrações, o culto aos mortos é a manifestação do amor, do respeito e da saudade por aqueles que, por um tempo, compartilharam com os outros as alegrias e os desafios da existência.

Muitos cristãos mantêm o gesto de visitar os cemitérios e as igrejas para render homenagens aos familiares e amigos que partiram, mas cujo exemplo de vida não morre. Neste dia, especialmente, milhões de pessoas oferecem orações, flores ou acendem velas para iluminar o caminho dos mortos na plenitude da eternidade.

Cultuar os mortos é manter viva a ligação entre quem partiu e quem ainda continua a jornada diária de provações e conquistas. Demonstra que a morte não apaga os sentimentos e as emoções verdadeiras vividas.  Lembrar-se de quem partiu também é cultuar a esperança do reencontro, demonstrando que os mistérios da morte se misturam aos mistérios da vida, dando à cada pessoa força para enfrentar a luta do cotidiano.

Neste dia, a Aspomires homenageia a todos os associados falecidos – policiais militares, bombeiros militares e pensionistas – que ajudaram a construir e a fortalecer a entidade e que continuam a fazer parte da grande família da associação.