Aspomires levanta bandeira de luta contra o tabagismo
31 maio 2017

Aspomires levanta bandeira de luta contra o tabagismo

Aspomires levanta bandeira de luta contra o tabagismo

Na última quinta-feira (25), a Aspomires promoveu, em parceria com a Diretoria de Saúde do HPM, o seminário de prevenção ao tabagismo. O evento aconteceu no Cerimonial Aspomires e contou com a presença de policiais e bombeiros militares, além de representantes da Marinha, da Guarda Civil de Serra e pacientes do HPM. Organizado pela Diretoria de Assistência Social, o seminário faz parte do calendário do Dia Mundial Sem Tabaco, celebrado em 31 de maio.

Com o tema: “Os males do tabaco e sua ameaça ao desenvolvimento”, a Aspomires foi ao encontro das diretrizes da campanha promovida pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) para este ano. A palestra foi ministrada pela Mj PM Silvana Duarte, doutora especializada em pneumologia. O evento contou ainda com ações educativas, como aferição da pressão arterial e monóxido de carbono, Teste de Fangestrom, estágio de motivação e demonstração dos efeitos do cigarro na boneca Altina (alcatrão e nicotina).

O presidente Cap Raimundo explicou que esta iniciativa está relacionada com o papel social da entidade. “Nossa diretoria de Assistência Social, por meio do Sgt Clemilson, conta com vários projetos visando à promoção da saúde. Somos uma associação que realmente cuida do soldado ao coronel, incluindo viúvos e pensionistas”, apontou o presidente. E complementou: “Nossa principal bandeira é o social, é preciso cuidar bem dos nossos associados para que cada um sinta orgulho da Aspomires”.

Maj Silvana Duarte destacou a importância deste evento para a conscientização sobre os males do tabagismo. “Agradeço à diretoria da Aspomires pelo convite para participar desta ação”, afirmou a médica. Na apresentação, a pneumologista demonstrou como a química contida no cigarro age no organismo e as consequências a médio e longo prazo.