Aspomires participa da abertura do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos no ISP

Na manhã desta quarta (07), a PMES realizou a solenidade de abertura do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos – CAS/2016. O evento aconteceu no Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Pública (ISP), em Cariacica, e contou com a presença do comandante geral da PMES, Cel Marcos Antonio Souza do Nascimento, o diretor de Ensino, Instrução e Pesquisa da PMES, Cel Andrey Carlos Rodrigues, e a delegada de Polícia Civil, Arminda Rosa da Silva Rodrigues. A Aspomires prestigiou o evento com a participação do presidente Cap Raimundo e do assessor Cel Carlos Henrique Pereira França.
De acordo com as normas de conduta e aperfeiçoamento de ensino, o CAS contribui para a promoção a subtenente da polícia militar. O curso é destinado a ampliar os conhecimentos profissionais dos 1º sargentos, capacitando-os a desempenhar as funções subtenentes e de oficiais do Quadro Administrativo.
O CAS prevê uma carga horária de 390 horas/aula e será realizado, em período integral, no ISP. Ao todo, 120 sargentos estão matriculados. A estrutura curricular está alinhada à matriz do Senasp e conta com 19 disciplinas, e um ciclo de palestras de 20h/aula. As disciplinas estão divididas em quatro eixos: fundamentos da atividade policial, administrativa, operacional e disciplinas complementares. O corpo docente conta com professores militares e civis e a previsão é de que este curso finalize em março do próximo ano.
Para o comandante do ISP, Cel Márcio Celante Weolffel, este curso representa o início de mais uma etapa na vida profissional de cada um. “Este curso reflete a constante busca da Corporação pela excelência no ensino militar. O CAS é uma preparação para o exercício das funções de comando que a carreira proporciona. Assim, empenhamo-nos em promover um CAS com as melhores oportunidades para o desenvolvimento das competências, habilidades e atitudes necessárias aos sargentos”, destaca Cel Márcio Celante, e finaliza: “Nossa orientação é para que todos os discentes abracem de corpo e alma as atividades acadêmicas, não permitindo que fatores externos afetem este período tão especial, que reúne a consolidação de antigos conceitos e novos conhecimentos”.
Este curso funcionará sob o novo credenciamento da escola como Instituto Superior. Segundo o comandante, a unidade recebeu recursos para melhorias na estrutura. “Como parte deste processo, iniciamos um conjunto de obras nesta unidade, como a ampliação da biblioteca, construção de alojamentos e a reforma geral do prédio do comando, totalizando um investimento de mais de R$1,5 milhão”, adianta.