24 junho 2015

Bombeiros preparam Planejamento Estratégico para os próximos 8 anos

O Corpo de Bombeiros do Espírito Santo (CBMES) consolidou o caminho da gestão organizada, participativa e planejada com a construção do 3º Planejamento Estratégico da corporação. Alinhados aos planos estratégicos governamentais, oficiais da instituição se reuniram no Cerimonial Aspomires para discutir objetivos estratégicos, metas e ações para a melhoria dos serviços prestados à população capixaba. A intenção foi elaborar um plano de atividades para a execução dentro dos próximos oito anos.

A partir de pesquisas junto a praças e oficiais, a instituição identificou os pontos fortes e fracos da corporação no ambiente interno e as ameaças e oportunidades no ambiente externo. Dentre os pontos fortes estão o nível de treinamento dos bombeiros, a organização interna e a credibilidade junto à população, assim como a hierarquia, a disciplina e a ética profissional.

20150616_100510

Os pontos fracos incluem a falta de efetivo e a dificuldade de melhor capilarização da instituição por todo o estado para a diminuição do tempo/resposta no atendimento das ocorrências em regiões mais distantes.

A crise econômica nacional e internacional é apontada como ameaça vinda do ambiente externo porque limita a capacidade de investimento do estado na contratação de pessoal, na aquisição de material e na construção de novas unidades operacionais. Por outro lado, o contexto externo aponta para oportunidades como a consolidação da cultura do planejamento e a possibilidade de parcerias com instituições públicas, privadas e com a comunidade.

O diagnóstico serviu de base para a definição dos objetivos estratégicos que, por sua vez, orientaram na construção do plano de ações dentro das seguintes perspectivas: aprendizado e crescimento, processos internos, financeira e cidadão e sociedade. O Planejamento Estratégico do Corpo de Bombeiros do Espírito Santo (CBMES) será executado no período de 2015 a 2022.