31 maio 2014

CPO Sul completa 13 anos

 

O Comando de Policiamento Ostensivo (CPO-Sul) está comemorando 13 anos de atividades no mês de junho. Para celebrar a data, o comando preparou uma série de atividades. A programação foi aberta com uma solenidade militar realizada na sexta-feira (30/05) na Associação Recreativa dos Servidores Militares, em Cachoeiro de Itapemirim, contando com a presença de autoridades militares e civis.

Um dos principais destaques do ato solene foi a homenagem aos ex-comandantes do CPO-Sul, entre eles, dois representantes da Aspomires, o diretor de Interior, coronel PM RR Adilson Silva Tolentino, e o vice-presidente do Conselho Deliberativo e Fiscal (CDF), coronel PM RR Robinson Pereira Souza. A solenidade teve a participação do comandante geral da PM, coronel Edimilson dos Santos, e de militares de todas as unidades que compõem o comando regional.

“Para nós é uma grande satisfação receber esta homenagem e ter contribuído no comando do CPO Sul para a melhoria da segurança pública no sul do estado durante os anos de 2009 e 2010. Estamos muito felizes pelo reconhecimento do atual comando do CPO Sul em relação ao trabalho realizado”, declara Tolentino.

A comemoração prosseguiu na parte da noite com a apresentação da Banda da Polícia Militar do Espírito Santo, no Teatro Rubem Braga. Os festejos se encerrarão no dia 07 de junho, a partir da confraternização dos militares no Clube dos Policiais Militares de Cachoeiro. O evento será integrado por partida de futebol, entrega de certificados e um almoço.

Há seis meses na administração do CPO-Sul, o coronel Hermano Pinto de Oliveira, destaca a importância do comando regional para dinamizar as atividades operacionais e a melhor integração das ações no sul do estado. “Antes da formação do comando sul, os comandantes das unidades tinham que se deslocar até a capital para resolver os assuntos. Hoje, isso não acontece porque eles têm um suporte bem perto para auxiliar na tomada de decisões administrativas e operacionais”, destaca o coronel Hermano.

Segundo o comandante, a atual gestão tem cumprido as prioridades do governo no que se refere à Patrulha Comunitária e ao Programa Estado Presente, cujo objetivo é reduzir os indicadores criminais e consolidar uma governança democrática e participativa, orientada para resultados.

Atualmente, dentre as atividades em execução a partir das diretrizes do Comando Geral da PM está a realização do policiamento de inverno, ou seja, a suplementação de efetivo para dar suporte à movimentação turística na região de montanha durante a alta temporada. O objetivo é aumentar o efetivo em 20 a 25% neste período.

Outra diretriz geral executada pelo comando sul é a Operação Divisa Segura realizada por meio de convênio entre os governos do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais, Goiás e São Paulo. Organizada mensalmente, a operação nas fronteiras visa a busca e a apreensão de materiais ilícitos e o bloqueio de atividades ilegais.

O Comando de Policiamento Ostensivo (CPO-Sul) tem sede em Cachoeiro de Itapemirim e abrange os seguintes municípios e unidades:

 

9º Batalhão – Cachoeiro de Itapemirim, Vargem Alta, Castelo, Atílio Vivácqua, Muqui e Mimoso do Sul.

 

3º Batalhão – Alegre, Jerônimo Monteiro, Guaçuí, Dores do Rio Preto, Divino de São Lourenço, Bom Jesus do Norte, São José do Calçado e Apiacá.

 

14º Batalhão – Ibatiba, Muniz Freire, Brejetuba, Iúna, Irupi e Ibitirama.

 

2ª Companhia Independente – Afonso Cláudio, Laranja da Terra, Venda Nova do Imigrante e Conceição do Castelo.

 

6ª Companhia Independente – Domingos Martins e Marechal Floriano.

 

9ª Companhia Independente – Marataízes, Itapemirim, Presidente Kennedy e Rio Novo do Sul.

 

10ª Companhia Independente – Anchieta, Piúma, Iconha e Alfredo Chaves.