20 novembro 2019

Nota de esclarecimento aos associados e pensionistas da Aspomires

Prezados associados (as) e pensionistas,

Diante das notícias veiculadas sobre o afastamento do presidente da ASPOMIRES, Sr. Cap PM RR JOSÉ RAIMUNDO DE JESUS, do tesoureiro Cap PM RR SILVIO LUIZ MAPPA, bem como de duas
servidoras civis, o Conselho Deliberativo Fiscal (CDF), com base no artigo 45, inciso IV, do Estatuto desta associação e no artigo 11 do Regimento Interno em vigor, esclarece o seguinte:

1. O Conselho Deliberativo Fiscal (CDF) recebeu uma denúncia, assinada por JOÃO BATISTA RAMOS DE ALMEIDA e outros 08 (oito) associados, requerendo providências deste CDF na apuração dos fatos apontados no documento;

2. De acordo com a denúncia, o presidente e o tesoureiro da ASPOMIRES cometeram atos irregulares no exercício de suas funções, uma vez que teriam contraído para sí e concedido empréstimos às servidoras, ilegalmente;

3. É de responsabilidade do Conselho Deliberativo Fiscal, a apuração dos fatos narrados na referida denúncia, e, por tratar-se de acusação grave, optou-se pela abertura de Sindicância para apurar os fatos noticiados.

Ressaltamos que Sindicância é o instrumento investigativo utilizado para apuração de atos denunciados contra gestores e servidores, a fim de esclarecer os fatos, que servirá para instrução processual.

Vale observar que não houve perda de mandato. Os envolvidos foram apenas afastados, temporariamente, por um período de 60 dias, enquanto durar a investigação. Depois de concluída a Sindicância, se as denúncias forem confirmadas, os investigados serão levados à Assembleia Geral e, caso sejam inocentados, o processo será arquivado.

Destacamos que a ASPOMIRES continua funcionando normalmente. Enquanto durar o impedimento dos afastados, o vice-presidente eleito, Cap PM RR Guilherme Thompson de Mendonça, assume a presidência da associação, e o 2o tesoureiro eleito, Cap BM RR Olimar Rosa da Silva, está como tesoureiro.

Enfatizamos que esta medida se fez necessária, para que os fatos sejam apurados e que a ASPOMIRES continua sendo uma Instituição de credibilidade e respeito. Uma associação que sempre esteve, e permanecerá, à disposição dos associados, que são o seu maior patrimõnio.

Vitória, 18 de novembro de 2019.

JORGE TERRA PENHA-CAP PM RR
Presidente do CDF