11 dezembro 2013

Polícia Ambiental do ES ganha selo e cartão postal

 

Em comemoração aos 25 anos da Polícia Militar Ambiental do Espírito Santo, os Correios lançarão nesta quarta-feira (11/12) o selo e o cartão postal alusivos ao órgão de defesa da natureza. O lançamento é uma das atrações da 24ª Feira do Verde, a se realizar na Praça do Papa, na Enseada do Suá, até o próximo domingo (15/12).

Quem visitar a feira poderá conhecer o selo e o cartão postal e ainda conferir como é o trabalho operacional da unidade especializada. Uma exposição apresentará fotografias registradas durante as ocorrências feitas pela equipe em todo o estado. Crianças, jovens e adultos ainda conhecerão de perto animais silvestres taxidermizados. A Taxidermia é uma técnica de preservação da forma da pele, planos e tamanhos dos animais que vieram a óbito ou foram encontrados mortos.

O estande da Polícia Ambiental exibirá ainda materiais reciclados e equipamentos para contenção e manejo de animais silvestres. Os visitantes também poderão assistir ao vídeo institucional elaborado pela unidade para conscientizar pessoas de todas as idades sobre a importância de proteger e respeitar o meio ambiente.

Resíduos Sólidos é o tema central da Feira do Verde de 2013 cujo objetivo é envolver poder público, empresas e sociedade neste assunto. A primeira edição aconteceu em 1990 e o evento reúne cerca de cem expositores, entre instituições públicas, empresas privadas e entidades da sociedade civil organizada.

No decorrer das palestras, debates, painéis e seminários da programação, os participantes discutem questões ambientais e urbanísticas tais como proteção dos ecossistemas, saneamento, água, gestão ambiental e as responsabilidades dos agentes públicos e privados na sustentabilidade dos ecossistemas e das populações humanas.

Este ano, a previsão é reunir 200 mil pessoas na feira que contará com estandes, espaço lúdico para apresentações culturais e atividades educativas com as crianças, Praça de Alimentação, banheiros e bicicletários.

Saiba mais sobre o BPMA – No dia 03 de março é instalada a primeira unidade de policiamento ambiental, a Companhia de Polícia Florestal, no município de Cariacica. Hoje, o Batalhão de Polícia Militar Ambiental tem sede na Serra, possui quatro companhia destacadas em Cariacica, Colatina, Cachoeiro de Itapemirim e São Mateus e mais sete bases operacionais, entre pelotões e destacamentos. Fazem parte do trabalho as ações de fiscalização e repressão e as atividades de conscientização ambiental nas áreas urbanas e rurais.

Fotos: PM5 Batalhão de Polícia Militar Ambiental