8 setembro 2012

Uma Vitória cheia de vida e de verde

 

Vitória completa 461 anos neste mês de setembro. Uma das mais antigas cidades brasileiras, a capital dos capixabas, apesar do acelerado crescimento urbano e demográfico, ainda preserva qualidades ambientais como a presença de grandes áreas verdes em forma de parques urbanos e naturais.

Espalhados por diferentes regiões do município, estes espaços de lazer são propícios à prática de esportes, ao contato com a natureza e à meditação. Alguns ainda dispõem de Academia Popular da Pessoa Idosa, com equipamentos de baixo impacto, voltados para a prática de exercícios de alongamento, fortalecimento, desenvolvimento da musculatura e da capacidade aeróbica.

Quem quiser relaxar sem perder o contato com o mundo moderno ainda pode usufruir, em alguns parques, de sinal de internet livre por meio do Projeto Vitória Digital.

 

Confira os principais parques da capital:
Parque Moscoso – Inaugurado em 1912, o parque é o mais antigo da capital. Com 24 mil metros quadrados, o espaço possui um sinuoso lago com peixes e ilhas, cortado por pontes de concreto que imitam a textura de troncos de árvores, Academia Popular da Pessoa Idosa, além de uma Concha Acústica, tombada como patrimônio cultural pelo Conselho Estadual de Cultura. O local oferece sinal liberado para acesso à internet sem necessidade de provedor comercial.

Local: Centro da Cidade

Horário de funcionamento: segundas-feiras (5 às 9 horas e das 17 às 22h) e de terça a domingo (5 às 22 horas)

Mais informações: (27) 3381-6819

 

Parque Municipal Horto de Maruípe – Inaugurado em 1995, o parque abriga as famosas palmeiras imperiais. Com 50 mil metros quadrados, o espaço possui lagos e um córrego, áreas para caminhada, quadras de futsal e de futebol de areia, Academia Popular e Academia Popular da Pessoa Idosa. O local oferece sinal liberado para acesso à internet sem necessidade de provedor comercial.

Local: Maruípe

Horário de funcionamento: segundas-feiras (5 às 9 horas e das 17 às 22h) e de terça a domingo (5 às 22 horas)

Mais informações: (27) 3382-6593

 

Parque Estadual da Fonte Grande – Localizado numa das partes mais altas da cidade, abriga uma extensa área de vegetação de encosta da Mata Atlântica, com exuberante impacto visual para quem passa por algumas regiões da capital. Inaugurado em 2001, o parque oferece ao visitante belas vistas da cidade e do entorno por meio dos mirantes naturais. Fonte, bicas, trilhas e um Centro de Educação Ambiental fazem parte do espaço.

Local: Maciço Central da Ilha de Vitória

Horário de funcionamento: terça a domingo (8 às 17 horas)

Mais informações: (27) 3381-3521

 

Parque Pedra da Cebola – Inaugurado em 1997, o parque é resultado da recuperação de uma área degradada no passado. Hoje, o espaço, com 100 mil metros quadrados, oferece ao visitante contato com exemplares da Mata de Restinga e da Mata Atlântica. O parque urbano é composto por áreas para caminhada, jardim oriental, mirante, parquinhos, lagos, campo de futebol e um Centro de Educação Ambiental. O visitante também encontra sinal liberado para acesso à internet sem necessidade de provedor comercial.

Local: Mata da Praia

Horário de funcionamento: segundas-feiras (5 às 9 horas e das 17 às 22h) e de terça a domingo (5 às 22 horas)

Mais informações: (27) 3327-4353

 

Parque Municipal Gruta da Onça – Com 69 mil metros quadrados, o parque se ergue através de remanescentes da Mata Atlântica, no coração da capital. O visitante é convidado a subir por escadarias e trilhas, descortinando uma rica e densa vegetação, nascentes e riachos. O espaço abriga cinco praças, orquidário, capela ecumênica e um Centro de Educação Ambiental. Uma dica é visitar o Mirante da Pedra da Raposa.

Local: Centro

Horário de funcionamento: diariamente (8 às 17 horas)

Mais informações: (27) 3132-7290

 

Parque Municipal de Tabuazeiro – O parque foi implantado numa área remanescente de sítio agrícola, o que explica a presença de inúmeras árvores frutíferas como jaqueiras, jambeiros, abacateiros, mangueiras e a árvore de cajá-mirim, também conhecido como tabuazeiro, que dá nome ao local. Com 50 mil metros quadrados, o espaço abriga as nascentes que formam um lago e um córrego, trilhas, campo de futebol society, quadra poliesportiva, playground, viveiro e horta de plantas medicinais.

Local: Tabuazeiro

Horário de funcionamento: terça a domingo (8 às 22 horas)

Mais informações: (27) 3132-7291

 

Parque Municipal de Barreiros – Formado a partir de um antigo sítio de plantio de hortaliças e frutas, o parque é coberto por pés de manga, caju, jaca, goiaba, araçá, jamelão, abricós, entre outras árvores frutíferas. Uma nascente origina um córrego que atravessa o parque. Inaugurado em 1998, o espaço é composto por 46 mil metros quadrados. O visitante tem à disposição uma Academia Popular da Pessoa Idosa e um Centro de Educação Ambiental.

Local: Joana Darc/São Cristóvão

Horário de funcionamento: segundas-feiras (6 às 9 horas e das 16 às 22 horas) e de terça a domingo das 6 às 22 horas)

Mais informações: (27) 3382-6598

 

Parque Municipal da Fazendinha – Preparado para oferecer ao visitante contato com a flora e a fauna, numa relação de harmonia com o meio ambiente, o parque foi inaugurado em 2004. O local abriga aves, mamíferos e peixes e ainda possui espaços cobertos por árvores frutíferas e por exemplares vegetais originados da Mata Atlântica. Uma nascente e um grande lago ocupam a parte central. Na parte mais alta, um platô oferece um mirante natural.

Local: Jardim Camburi

Horário de funcionamento: terça a domingo (7 às 18 horas)

Mais informações: 3237-2405

 

Parque Municipal Mangue Seco – De topografia acidentada e relevo ondulado, o parque foi instalado numa área que, no passado, abrigou antiga chácara e que, mais tarde, chegou a ser degradada por invasões, queimadas, deposição de lixo e corte de rochas. O espaço de lazer nasce da recuperação desta região. Hoje, o local oferece contato com a natureza e áreas esportivas e recreativas como campo de futebol de areia, campo de voleibol de areia e playground.

Local: Andorinhas/Santa Martha

Horário de funcionamento: segunda-feira (5 às 8 horas e das 17 às 22 horas) e de terça a domingo (5 às 22 horas)

 

Parque Natural Municipal Von Schilgen – Com 71 mil metros quadrados, o parque está situado no Morro do Gajuru, na antiga chácara da família de Nicolau Von Schilgen. O espaço preserva duas residências da tradicional família, uma delas do início do século XX. O visitante encontrará no parque paisagens e trilhas para uma caminhada contemplativa e relaxante.

Local: Praia do Canto

Horário de funcionamento: terça a domingo (8 às 18 horas)

 

Foto: Priscilla Paiva/Parque Moscoso